Postagens populares

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um prato de infância


A primeira coisa que pensamos quando vamos nos alimentar é em uma refeição saborosa. Essa mesma refeição, que só de sentirmos o cheiro, já nos abre o apetite. Além das refeições serem necessárias para nossa sobrevivência, elas também são repletas de significados. Cada significado que atribuímos para os alimentos de nossa preferência pode nos revelar muito mais que apenas nosso gosto.

Se pensarmos em nossa infância, certamente iremos nos recordar de alguma determinada refeição que nos traz uma sensação nostálgica. Seja uma receita velha de família ou até uma comida de uma venda. Nosso passado está repleto de valores que são resgatados por uma simples mordida em um desses velhos pratos tão especiais.

Para se criar uma comida que seja realmente prazerosa nosso emocional deve estar tão satisfeito quanto nosso apetite. Nesse sentido existem diversas receitas que valem a pena ser resgatadas, e lugares que proporcionam essa sensação.

No sentido de contrapor a racionalidade da alimentação do cotidiano e buscando resgatar os sabores de uma culinária tradicional e com um apelo emocional, na última década surge a Comfort Food. A origem dessa gastronomia saudosista se baseia em buscar receitas caseiras para conquistar o paladar do apreciador de uma boa refeição.

O termo norte-americano é recente, mas as receitas são antigas e resgatam o melhor de cada culinária. Em Curitiba temos diversos exemplos desses lugares que proporcionam receitas tradicionais resistindo à expansão de produtos industrializados. Para quem não deseja apenas ter como opção os alimentos rápidos e fáceis de serem encontrados em qualquer esquina, uma boa dica fica na rua XV de novembro. A Confeitaria das Famílias mantém, além das mesmas receitas que a consagraram ao longo de suas seis décadas de existência, conserva seu ambiente tradicional repleto de boas memórias. Os doces e confeitos que ainda hoje fazem com que antigos fregueses voltem à simpática lojinha, permanece conquistando novos clientes pelo paladar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário